Pedagogia
Princípios
A lei de bases do Sistema Educativo Português (Lei 46/86 de 14 de Outubro) institui que “todos os Portugueses têm direito à educação e à cultura, nos termos da constituição da República” e estabelece objetivos educacionais que procuram promover a educação em três dimensões:
– Dimensão pessoal, que consiste no desenvolvimento global e harmonioso da personalidade do indivíduo, da formação do carácter e da cidadania, preparando-o para uma reflexão consciente sobre os valores espirituais, estéticos, morais e cívicos, proporcionando-lhe um equilibrado desenvolvimento físico;
– Dimensão de aquisições intelectuais, com a aquisição de um saber estruturado em domínios diversificados;
– Dimensão para a cidadania, que contempla a formação do carácter e da cidadania, preparando-o para uma reflexão consciente sobre os valores espirituais, estéticos, morais e cívicos.
A Escola de Pedro Nunes caracteriza este Projeto Educativo com os seguintes princípios:
• O aluno está no centro do ato educativo, sendo despertado e orientado para os “saberes e valores” em função da sua vida e da sociedade local e global;
• Toda a comunidade educativa vive em ambiente de “família”, de modo que todos, crianças e adultos, se encontrem nela de forma consciente, em segurança, confiança, bem-estar e alegria.
• Os adultos participam na vida dos alunos disponibilizando-se a:
– Desenvolver positivamente as energias interiores de cada um;
– Criar um ambiente que estimule, sustente e desenvolva o gosto pelos valores cívicos, humanos e universais;
– Antecipar o aparecimento de situações difíceis e/ou ajudá-los a ultrapassá-las;
– Ajudar a superar situações que possam incidir negativamente no crescimento integral da sua personalidade;
– Contribuir para a sua consciencialização, complexidade e criatividade;
– Ajudar a sentir, pensar e agir.
Agentes Educativos
Alunos
Os alunos são os principais protagonistas do seu processo de formação e evolução. Os alunos constroem e sentem-se corresponsáveis pela vida da Escola, através da sua envolvência diária, quer formal, quer informal.
Pais
Os pais são os principais responsáveis pela educação dos filhos, confiando-os à Escola pela sua idoneidade e identidade.
Promove-se um constante relacionamento entre família e escola, com o objetivo de se conseguir:
• um diálogo construtivo com a Escola, no âmbito do Projeto Educativo;
• um diálogo interessado com os Professores: conhecer melhor para melhor colaborar.
Corpo docente
Os professores são educadores: o seu trabalho na formação dos alunos é de orientadores e facilitadores de conhecimentos e recursos, além de estimuladores e mediadores. Estão no meio dos alunos com uma presença ativa e amiga, com consciência profissional e pessoal.
Na Escola de Pedro Nunes os docentes fomentam uma relação de confiança, colaborando com todos os envolvidos na comunidade escolar.
Corpo não docente
O corpo não docente colabora, de forma solidária, na vida da Escola e constitui uma parte importante da comunidade educativa, prestando uma valiosa colaboração à Direção, aos professores, aos alunos e suas famílias. A qualidade do seu trabalho manifesta-se pelo testemunho de perseverança e boa execução das tarefas, pelo espírito de serviço e empenho pessoal e profissional, que revelam diariamente.
A participação e intervenção do corpo docente e não docente são exercidas em função do objetivo prioritário da nossa Escola: promover a evolução e a felicidade dos alunos, de acordo com este Projeto Educativo.