Ação Escola SOS Azulejo 2016

A Ação Escola SOS Azulejo 2016 é uma iniciativa que convida a comunidade escolar a apresentar trabalhos pedagógicos e lúdicos relacionados com a azulejaria portuguesa.

A Ação Escola SOS Azulejo 2016 é uma iniciativa que convida a comunidade escolar a apresentar trabalhos pedagógicos e lúdicos relacionados com a azulejaria portuguesa, integrando o projeto de valorização, proteção e fruição do património azulejar português, promovido e coordenado pelo Museu de Polícia Judiciária desde 2007.
Reconhecendo a extrema importância desta ação, a Escola de Pedro Nunes aceitou prontamente o convite do Museu de Polícia Judiciária, sendo o único estabelecimento de ensino da freguesia de Campo de Ourique a participar nesta iniciativa.
Integrada na Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), a Escola de Pedro Nunes tem vindo a desenvolver o Projeto Artes, transversal a todas as áreas de conhecimento e cujo objetivo é transmitir os distintos conteúdos de aprendizagem privilegiando a sua relação com as artes, a identidade e o património cultural, sob a perspetiva da Pedagogia 3C (consciência, complexidade e criatividade) em aplicação pioneira nesta escola.
Neste sentido, e perante o caráter singular do património azulejar de Campo de Ourique, a proposta pedagógica da Escola de Pedro Nunes passou pela recolha dos mais significativos padrões de azulejos das fachadas de alguns edifícios da freguesia, procurando sensibilizar os nossos alunos e toda a comunidade envolvente para a preservação, proteção e promoção do património azulejar do nosso bairro.
Este levantamento, realizado pelas turmas de 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do desenho e pintura de padrões azulejares de quatro módulos, será apresentado à comunidade sob a forma de exposição documental já nos próximos dias 4 e 5 de maio, na Cooperativa A Padaria do Povo, e dia 7 de maio, na Mercearia do Campo.

Nota de imprensa
Textos informativos
Guia do Património Azulejar
Convite
Painel avulso




Outras notícias
Inscrições 2018/2019
As inscrições para o ano letivo 2018/2019 estão abertas a partir de dia 15 de Janeiro.
Ação Escola SOS Azulejo 2016
A Ação Escola SOS Azulejo 2016 é uma iniciativa que convida a comunidade escolar a apresentar trabalhos pedagógicos e lúdicos relacionados com a azulejaria portuguesa.
Todos os direitos reservados à Escola de Pedro Nunes.2013
id.singular & wethink